O Movimento Mangue, nascido e criado no Recife, foi um movimento político-cultural que vai influenciar várias gerações. Nesse contexto, surgio o Carangueijo Sapiens, que é aquele Carangueijo esperto, sempre ligado e pronto pra trasnformar lama em vida!

terça-feira, 19 de outubro de 2010


"Surgiu uma estrela no céu
iluminou na cidade e no campo
o camminho do trabalhador [...]

[...] nosso lema é lutar sem esmorecer
...hoje eu tenho esperança na estrela do PT"

Estamos chegando na reta final do segundo turno da campanha presidencial e é preocupante ver a diferença cair pesquisa a pesquisa. Ao passo que essa diferença cai, tenho acesso ao posicionamento de dois partidos "socialistas e de esquerda" (PSOL e PCB) acerca do segundo turno das eleições.

Os dois partidos, em seus documetos oficiais, reconheçem o retrocesso que uma eventual vitória de José Serra traria ao povo brasileiro. É a volta das privatizações, das políticas neoliberais, do desemprego, da criminalização dos movimentos sociais, etc.

Porém, mesmo tendo ciência de quão nocivo para o avanço de forças progressistas seria uma eleição de José Serra, eles não declaram o voto na Dilma por acreditarem, apesar de reconhecerem as diferenças, que o Neoliberalismo de FHC teve continuidade no Governo Lula e com certeza também será a tônica de um eventual Governo Dilma.

Os avanços conquistados durante esse período para o conjunto da classe trabalhadora, que foram poucos é verdade, não podem ser esquecidos neste momento. A despolitização e a redução programática do debate dessas eleições, fazendo com que o aborto e outras questões de cunho religioso ganhem espaço são de interesse única e exclusivamente da direita retrógrada e conservadora.

O que tem que estar no foco do debate é o fortalecimento do Estado Brasileiro, obtido no Governo Lula, que acabou com as privatizações de FHC, contratou profissionais através de concursos públicos para setores estratégicos do Estado, expandiu o ensino superior público para o interior do país (vide UNIVASF e os campi de Vitória e Caruaru na UFPE), criou várias escolas técnicas em todo o país, sendo o Governo que mais investiu nessa modalidade de ensino em nossa história, reduziu o desemprego, etc.

É claro que continuar com esse projeto é importante porém, é importante continuar para continuar mudando a vida das pessoas. Precisamos mudar o foco da política econômica do país, que está a serviço dos grandes banqueiros, favorecendo o superávit primário; precisamos democratizar os meios de comunicação, haja vista o poderio da mídia corporativa e a sua influência, relacionada aos setores mais conservadores da nossa sociedade; a reforma agrária e o fim do agronegócio, as reformas universitária e previdenciária, etc.

Para que essas transformações sejam possíveis, precisamos eleger Dilma Presidente e fazer a disputa deste Governo nas ruas, intensificando as mobilizações de massa, o debate programático a respeito de uma outra forma de sociabilidade. Isso sim é ser radical.

Por isso, diferente do PCB e do PSOL, no dia 31 de Outubro, vote na Dilma para o Brasil seguir mudando.

"A estrela da esperança continuará sendo nossa! E viva o Partido dos Trabalhadores!"